Qual foi o filme que inspirou James Cameron a se dedicar inteiramente ao ramo cinematográfico

terça-feira, 15 de março de 2011

A Paixão de Joana D'arc

O filme, “A paixão de Joana D’arc” é um filme francês mudo feito em 1928 e dirigido por Carl Theodor Dreyer. Foi o primeiro filme produzido sobre a heroína francesa e é baseado em seu julgamento e reconhecido mundialmente como um clássico do cinema.

Sinopse: O cineasta dinamarquês mostra o sofrimento de Joana ao ser abandonada pela Igreja Católica e seus compatriotas. O filme relata as últimas horas de vida da jovem após ela ter sido capturada pelos ingleses. Mostra também a prisão, tortura, julgamento e execução da heroína.


Carl Theodor Dreyer: 
-Biografia
O cineasta nasceu como um filho bastardo na Dinamarca, com o nome de Karl Nielsen. Sua mãe era uma empregada sueca com quem viveu durante seus primeiros dois anos de idade, que sem condições de cuidá-lo foi entregue para a adoção.
Em sua infância foi cuidado com severidade e com os valores luteranos e interpretações rígidas da fé. Apesar de dizer que sua infância não contribuiu para os filmes feitos por ele, pode-se perceber que há a presença de filmes sobre a fé.
Tinha notas brilhantes na escola e por isso, depois de terminar os estudos, realizou serviços burocráticos em escritórios. Anos mais tarde, tornou-se jornalista (1910).
Trabalhou como técnico para o uso de balão de ar quente na Nordisk Film e passou a se interessar por cinema.
Assinou um contrato com exclusividade em 1913 passando a escrever roteiros. Em 1914 foi roteirista no filme “Abaixo as Armas”.
Após um ano, virou funcionário efetivo da imprensa. Seu primeiro filme foi “O presidente” (1918).
Como seus filmes foram considerados muito sombrios para a época, logo desistiram dele.
Voltou para a Dinamarca onde se deparou com vários processos falidos e produziu outros três filmes na Alemanha.
Entre 1930 e 1940, realizou uma série de curtas-metragens, e durante 10 anos, não pode fazer mais nenhum filme devido à Segunda Guerra Mundial.
Seu último filme foi “Gertrud” de 1964.

-Filmografia:
§  Abaixo as Armas (1913) - roteiro
§  O presidente (1919)
§  Leaves from Satans's Book (1919)
§  Prästänkan (1920)
§  Die Gezeichneten (1922)
§  Mikael (1924)
§  O amo da casa (1925)
§  Glomsdalsbruden (1925)
§  A paixão de Joana d'Arc (1929)
§  O Vampiro (1932)
§  Dias de Ira (1943)
§  A palavra (1955)
§  Gertrud (1964)

 Bibliografia: www.wikipedia.org 


Minha crítica: O filme "A paixão de Joana D'arc" apesar de ser um filme mudo, os personagens se comunicam, mas somente algumas falas são mostradas na tela para a compreensão do espectador. Pode -se perceber que o diretor, focava somente a câmera no lugar principal onde a cena ocorria (no rosto das pessoas, ou na mão quando ela estava escrevendo); porém também mostrava o ambiente principalmente nos trechos em que havia trilha sonora e ninguém falando. O filme é muito interessante e emocionante, contudo, eu acho que em algumas partes, os atores mostraram suas emoções de forma muito intensa e exagerada.


Ficha técnica:

Direção: Carl Theodor Dreyer

Ano: 1928
País: França
Gênero: Drama
Duração: 110 min/preto & branco/mudo
Título original: Le Passion de Jeanne d’arc


Bibliografia: www.wikipedia.org 


Nenhum comentário:

Postar um comentário