Qual foi o filme que inspirou James Cameron a se dedicar inteiramente ao ramo cinematográfico

quarta-feira, 16 de março de 2011

O médico e o monstro (1920)

Ficha Técnica:

Título Original: Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Titulo Traduzido: O médico e o monstro
Gênero: Drama, Terror, Ficcão Científica
Tempo de Duração: 82 minutos
Ano de lançamento: 1920                  
Direção:John S. Robertson
Roteiro: Clara Beranger e Thomas Russell Sullivan (Baseado na história "The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde” de Robert Louis Stevenson).
Cor: Preto e Branco              
Idioma: Mudo
Elenco:
John Barrymore, Charles Lane, Brandon Hurst, Cecil Clovelly, Nita Naldi, Martha Mansfield, George Stevens, J. Malcolm Dunn



Sinopse:  


Dr. Jekyll
        O filme é contado em 1885 em Londres, dirigido por John S. Robertson. Um médico rico e generoso, Dr. Jekyll tenta descobrir uma fórmula para separar o bem do mal para ajudar na doença de seu pai. Este se testou, após não ter voluntários para sua experiência. Aos poucos Hyde, nome dado a segunda personalidade de Dr.Jykell começa a dominar ele, e coisas estranhas acontecem, ocorrem vários homicidios.

 


Biografia:
John Stuart Robertson nasceu dia 14 de Julho de 1874 em, Canadá e morreu no dia 5 de Novembro de 1964 na California. Começou sua carreira em Hollywood Vitagraph em 1915. É mais conhecido por seus filmes mudos como Dr, Jekyll and Mr. Hyde, Mary Pickford’s entre outros. Robertson fez teatro e o roteiro antes de dirigir filmes. Na época em que surgiu os filmes com sons, na década 30 ele passou a maior parte de seu tempo em RKO Radio, filmando filmes como Little Orphan Annie e Grand Old Girl.


Filmografia:

Meu comentário: O filme mostra que todos os seres humanos possuem um lado 'ruim'. O médico tenta achar um equilibrio de ambos lados, mas acaba saindo de seu controle. Há varios textos do narrador explicando as cenas. Creio que para um filme mudo, deveria se focar nas imagens, expressoes em vez de textos explicativos.
 Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário