Qual foi o filme que inspirou James Cameron a se dedicar inteiramente ao ramo cinematográfico

sexta-feira, 25 de março de 2011

Roteiro do vídeo n16 n19

Tema: São Paulo. Projeto SPACE

Duração: 1 minuto
Sinopse: Durante a visita ao centro da cidade de São Paulo, visitamos a Catedral da Sé, um dos maiores templos neogóticos do mundo. Lá apreciamos a arte, a cultura, as pessoas e a religião da igreja. Passamos pela movimentada Praça da Sé e conhecemos as obras da Catedral. Também, descobrimos que há uma grande visitação de pessoas do mundo. No vídeo sobre o centro, mostra a visão da parte de fora do local, parte de dentro, os vitrais, o teto, uma pequena loja de lembranças e também a vista de dentro para a Praça. Focamos em apenas mostrar a Catedral porque é um marco para o centro de São Paulo.
Título: Catedral da Sé, uma grande igreja.
Abertura: O título e já aparece a parte de fora da Catedral.
Cenas: sete cenas (parte de fora, entrada, teto, banca, vitral e praça) além do título e créditos.
Argumentos, diálogos: Nenhum, usamos legendas.
Áudio: Mozart, sinfonia nº 40 em G menor
Sonoplastia: Música
Legenda: “Catedral da Sé, visão de fora da igreja”, “É um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo”, “No acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore, até o teto é muito trabalhado”, “A igreja é visitada por muitos turistas e religiosos”, “Os vitrais fazem parte da beleza da Catedral”, “Vista de dentro para fora, a praça é um lugar muito tumultuado e visitado”
Créditos: Juliana Mileo nº16 , Laura Kim nº19. 9ºB

Video Artes n16 n19

Roteiro

Tema: São Paulo.  Projeto SPACE.
Duração: 1 minuto.
Sinopse:  O vídeo mostra cenas do centro de São Paulo.A parte menos favorecida da sociedade e a parte mais favorecida. A parte menos favorecida, ou seja, os mais pobres, pedintes, desabrigadoscam ficam dormindo nas ruas, pedindo dinheiro e fazendo pequenos shows na rua. a parte mais favorecida não chega a ser rica, mas tem moradia ou trabalha no centro. no nosso vídeo, mostramos principalmente as construções dos mais favorecidos.  
 Título: Contrastes Centro de São Paulo
Abertura: Título
Cenas: 1- título, 2- imagens passando rapidamente
Argumentos/Diálogos: caixas de textos explicativos
Áudio: (Incluir trilha ou efeitos sonoros) sem
Sonoplastia:
Música: sons do vídeo
Legenda: sem
Créditos:GAbriela Harumi n° 07, Lilian Tamy n° 22 9B (nome, nº e série dos autores do vídeo, nome dos
entrevistados, nome dos autores e das músicas, etc.).

Video 02 18






Roteiro:

Tema: São Paulo.  Projeto SPACE.

Duração: 1 minuto.                                 

Sinopse :

O centro da cidade de São Paulo é de grande importância para os moradores, é o marco zero da cidade, onde tudo começou com um simples colégio para  educar índios. O vídeo mostra os principais marcos da cidade (PÁTIO DO COLÉGIO, CATEDRAL DA SÉ,MOSTEIRO DE SÃO BENTO, O TEATRO MUNICIPAL, A FACULDADE DE DIREITO E O EDIFÍCIO ITÁLIA, ).Mostrando características e curiosidades, o vídeo também relata a falta de respeito de algumas pessoas por nossos monumentos históricos e a pobreza vivida no dia a dia. Uma “sinopse” do Centro da cidade, com certeza vai fazer você querer visitar aonde a Grande São Paulo Nasceu.

Título: Centro de São Paulo, O coração da cidade

Abertura: Vídeos

Cenas: PÁTIO DO COLÉGIO, CATEDRAL DA SÉ,MOSTEIRO DE SÃO BENTO, O TEATRO MUNICIPAL, A FACULDADE DE DIREITO E O EDIFÍCIO ITÁLIA

Argumentos/Diálogos: Filme sem diálogo

Áudio: (Incluir trilha ou efeitos sonoros).

Sonoplastia: nenhuma

Música: Pleasure me (D. Ramirez), Xplode (Jordan and Baker) e Who’s that chic (Rihana)

Legenda: Nomes 


Storyboard:


 
Thaís H. Abud nº36 e Mariana Namy Anzai nº31

quinta-feira, 24 de março de 2011

Storyboard

Thaís Henriques Abud nº36 e Mariana Namy Anzai nº31

Roteiro - Viagem ao Centro


Tema: São Paulo - Projeto SPACE.

Duração: 1 minuto. 

Sinopse:
Este curto storyboard que fizemos retrata somente uma pequena parte do que nós vimos e visitamos no centro de São Paulo, mas escolhemos estes lugares pois achamos que eles tem grande importância histórica em nossa cidade, por isso temos no filme a praça e a catedral da Sé, os arredores do largo São Francisco, onde temos a Faculdade de Direito da USP e a igreja de São Francisco, a qual se encontra em restauração, e finalmente uma visão onde podemos ver os arredores as Praça do Patriarca, aonde podemos ter a visualização do famoso Shopping Light, a Prefeitura de São Paulo e podemos ver até o grande Teatro Municipal. Além destes três lugares, adicionamos uma foto que mostra uma das muitas ruas mais pobres do centro, com o objetivo de esclarecer que no coração da cidade há o lado mais histórico e rico como há o lado mais popular e simples como a foto. Foi esta a idéia do storyboard.

Título: “São Paulo, conhecendo seu coração”

Abertura: foto tirada na rua do Pateo do Colégio, Rua Roberto Simonsen

Cenas: Título, Catedral da Sé, Praça do Patriarca, Largo São Francisco, foto de rua humilde, créditos.

Argumentos/Diálogos: informações sobre os lugares ou seus nomes.

Áudio/Sonoplastia/Música: “Sampa” de Caetano Veloso

Legenda: não há legendas.

Créditos: Mariana Namy Anzai nº31, Thaís Henriques Abud nº36 – 9ºB, Profª. Gisele Ottoboni, Música: “Sampa” – Caetano Veloso.

Thaís H. Abud nº36 e Mariana Namy Anzai nº31


quarta-feira, 16 de março de 2011

O médico e o monstro (1920)

Ficha Técnica:

Título Original: Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Titulo Traduzido: O médico e o monstro
Gênero: Drama, Terror, Ficcão Científica
Tempo de Duração: 82 minutos
Ano de lançamento: 1920                  
Direção:John S. Robertson
Roteiro: Clara Beranger e Thomas Russell Sullivan (Baseado na história "The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde” de Robert Louis Stevenson).
Cor: Preto e Branco              
Idioma: Mudo
Elenco:
John Barrymore, Charles Lane, Brandon Hurst, Cecil Clovelly, Nita Naldi, Martha Mansfield, George Stevens, J. Malcolm Dunn



Sinopse:  


Dr. Jekyll
        O filme é contado em 1885 em Londres, dirigido por John S. Robertson. Um médico rico e generoso, Dr. Jekyll tenta descobrir uma fórmula para separar o bem do mal para ajudar na doença de seu pai. Este se testou, após não ter voluntários para sua experiência. Aos poucos Hyde, nome dado a segunda personalidade de Dr.Jykell começa a dominar ele, e coisas estranhas acontecem, ocorrem vários homicidios.

 


Biografia:
John Stuart Robertson nasceu dia 14 de Julho de 1874 em, Canadá e morreu no dia 5 de Novembro de 1964 na California. Começou sua carreira em Hollywood Vitagraph em 1915. É mais conhecido por seus filmes mudos como Dr, Jekyll and Mr. Hyde, Mary Pickford’s entre outros. Robertson fez teatro e o roteiro antes de dirigir filmes. Na época em que surgiu os filmes com sons, na década 30 ele passou a maior parte de seu tempo em RKO Radio, filmando filmes como Little Orphan Annie e Grand Old Girl.


Filmografia:

Meu comentário: O filme mostra que todos os seres humanos possuem um lado 'ruim'. O médico tenta achar um equilibrio de ambos lados, mas acaba saindo de seu controle. Há varios textos do narrador explicando as cenas. Creio que para um filme mudo, deveria se focar nas imagens, expressoes em vez de textos explicativos.
 Fontes:

O encouraçado Potemkin

Diretor: Sergei Eisentein



 (23/1/1898-11/2/1948)




 
Eisenstein nasceu em Riga, na Letônia, mas sua família mudava-se com frequência nos seus primeiros anos, como Eisenstein continuou a fazer ao longo de sua vida. O pai de Eisenstein, Mikhail Osipovich Eisenstein, era descendente de judeus-alemães e suecos e sua mãe, Julia Ivanovna Konetskaya, era de uma família russa ortodoxa. Ele nasceu em uma família de classe média. Seu pai era um arquiteto e sua mãe era filha de um próspero comerciante.Julia deixou Riga no ano daRevolução de 1905, levando Sergei com ela para São Petersburgo. Sergei voltaria às vezes para ver seu pai, que mais tarde mudou-se para se juntar a eles por volta de 1910. O divórcio seguiu-se esse tempo de separação, com Julia abandonando a família para morar na França.
No Instituto de Engenharia Civil de Petrogrado, Sergei estudou arquitetura e engenharia, a profissão de seu pai. No entanto, na escola, junto com seus colegas, Sergei se juntaria aos militares para servir a revolução, o que o separaria de seu pai. Em 1918 Sergei juntou-se ao Exército Vermelho, enquanto seu pai Mikhail apoiava o lado oposto. Isso levou seu pai para a Alemanha após a derrota, enquanto Sergei foi a Petrogrado, Vologda e Dvinsk. Em 1920, Sergei foi transferido para uma posição de comando em Minsk, após providenciar uma exitosa propaganda para a Revolução de Outubro. Nesta época, Sergei estudou japonês, aprendeu cerca de trezentos caracteres kanji que ele citava como uma influência no seu desenvolvimento pictórico, e ganhou uma exposição no teatro Kabuki; esses estudos levaram-no a viajar para o Japão.
Eisenstein teve constantes atritos com o regime de Josef Stalin, devido à sua visão do Comunismo e à sua defesa da liberdade de expressão artística e da independência dos artistas em relação aos governantes, posição que era perseguida num país no qual a indústria cinematográfica sofria com a falta de recursos para se nacionalizar.Em 1920 Eisenstein mudou-se para Moscou e começou sua carreira no teatro trabalhando em Proletkult. Suas produções receberam os títulos Máscaras de GásOuça Moscou e Estupidez Suficiente em cada Homem Sábio, Eisenstein trabalharia então como designer deVsevolod Meyerhold. Em 1923, Eisenstein começou sua carreira como um teórico,escrevendo A Montagem das Atrações para o jornalLEF. O primeiro filme de Eisenstein, O Diário de Glumov, também foi feito no mesmo ano com Dziga Vertov contratado inicialmente como um "instrutor". O filme fez parte da sua produção teatral O Homem Sábio.
Criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica.
Com 26 anos fez “A greve”, mostrando que arte e política podiam andar juntas. Com 27, deu ao mundo “O Encouraçado Potemkin”, obra que é considerada, juntamente com "Cidadão Kane", de Orson Welles, das mais importantes na história do cinema.
Graças ao sucesso extraordinário do “O Encouraçado Potemkin”, foi chamado pela MGM e embarcou para os Estados Unidos. Só que seus projetos não decolavam, apesar de ter amigos poderosos como Chaplin e Flaherty. Eisenstein resolveu então afastar-se de Hollywood e fazer “Que Viva México”, uma obra ambiciosa sobre a história de um país e sua cultura. Infelizmente, as filmagens foram interrompidas por problemas financeiros.
Desolado, o cineasta voltou para seu país, mas nem a imprensa o perdoava por seu afastamento e pelo seu curto idílio capitalista. Quando sua carreira parecia perdida, entretanto, recebeu a ordem de filmar “Alexandre Nevski”, como uma peça de propaganda anti-germânica. E, assim como já fizera no “Potemkin”, Eisenstein construiu uma obra-prima que está acima da ideologia.
Com o prestígio recuperado, Eisenstein começou “Ivã, o Terrível”, que teria três partes. Mas então começou a II Guerra, e tudo se complicou. O cineasta morreu de ataque cardíaco em1948.
Filmografia:

- “A greve” (1924)                            
- “O Encouraçado Potemkin” (1925)
 

- “Outubro” (1927) 
- “A linha geral” (1929)
 
- “Que viva México” (1931) - inacabado
 
- “O prado de Bezhin” (1935) – inacabado
 
- “Alexandre Nevski” (1938)
 
- “Ivã, o Terrível” (1944/45) – em duas partes
 



Ficha Técnica:

título original: (Bronenosets Potyomkin)
lançamento: 1925 (Rússia)
atores:Aleksandr Antonov, Vladimir Barsky, Grigori Aleksandrov, Mikhail Gomorov.
duração: 74 min
gênero: Drama


         
Esse filme retrata, basicamente, a revolta dos marinheiros contra os maus tratos sofiridos naquele navio, e o exemplo usado pelo diretor foi a péssima qualidade da comida oferecida. Quando os marinheiros vencem o motim, um do líderes dessa revolta é morto por um dos oficiais, seu corpo é deixado na praia na cidade de Odessa e a população imediatamente se identifica com os marinheiros. Eisenstein mostra com isso toda a situação social que a Rússia vivia na época do Czarismo. 
 
LINKS: