Qual foi o filme que inspirou James Cameron a se dedicar inteiramente ao ramo cinematográfico

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Clyde Geronimi (Disney)


Clyde Geronimi foi um diretor de animação italiano-americano. Ele é mais conhecido por seus trabalhos na Walt Disney Productions.
Geronimi nasceu no dia 12 de Junho de 1901, em Chiavenna, Itália. Mudou-se quando criança para  os Estados Unidos da América. Seu primeiro trabalho no setor de animação foi para a J.R. Bray Studios, onde ele trabalhou com Walter Lantz.  Em 1931, Clyde deixou Bray para fazer parte  da Walt Disney Productions, onde ele permaneceu até 1959. Começou no setor de animação, até que eventualmente tornou-se diretor. Seu curta de 1941, Lend a Paw, ganhou o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Após a Segunda Guerra Mundial, Geronimi passou a dirigir animações de longas-metragens. Foi um dos diretores de Cinderela, Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, A Dama e o Vagabundo, A Bela Adormecida e 101 Dálmatas.
Depois de sair da Disney, Clyde trabalhou na TV por alguns anos e dirigiu muitos episódios da serie de animação de 1967 de Homem Aranha. Ele se aposentou da função de animador no final dos anos 60 e ilustrou livros infantis de Joan Pizzo.
Clyde Geronimi




Em 1978 Geronimi recebeu da Sociedade Internacional de Filmes de Animação o Winsor McCay Award pelas contribuições no setor da animação durante sua vida. O prêmio foi entregue pelo seu velho colega e amigo Walter Lantz.
Clyde morreu aos 87 anos, no dia 24 de Abril de 1989, na Califórnia.


















Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Clyde_Geronimi

Nenhum comentário:

Postar um comentário