Título original:La Vita è Bella
Gênero: Drama
Duração:1 hora 56 min
Ano de lançamento: 1997
Estúdio: Melampo Cinematografica
Direção: Roberto Benigni
Roteiro: Vincenzo Cerami e Roberto Benigni
Produção: Gianluigi Braschi e Elda Ferri
Música: Nicola Piovani
Fotografia: Torino Delli Colli
Direção de arte: Danilo Donati
Edição: Simona Paggi
Sinopse:
Ganhou
Melhor Ator - Roberto Benigni
Melhor Filme Estrangeiro
Melhor Trilha Sonora - Drama
Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor - Roberto Benigni
Melhor Roteiro Original
Melhor Edição
FESTIVAL DE CANNES
Ganhou
Grande Prêmio do Júri
O popular comediante toscano, conhecido e adorado por todo o mundo, nasceu 27 de outubro de 1952 em Misericordia, na província de Arezzo. Ainda muito pequeno mudou-se com sua família em Vergaio em Pratese, uma vila próxima de onde nasceu. Roberto Benigni está sempre em busca de novas experiências, viajar e ver o mundo, acima de tudo, senti o desejo de se exibir e fazer as pessoas rirem, o que lhe confere uma personalidade inebriante.
Sua carreira como ator decolou rapidamente, Benigni participou de diversas novelas italianas.
Benigni é provavelmente mais conhecido pela sua tragicomédia A Vida é Bela, filmado em Cortona e Arezzo, sobre um homem que tenta proteger seu filho durante seu internamento em um campo de concentração nazista, fazendo-o acreditar que o Holocausto é um jogo elaborado e que ele tem que seguir fielmente as regras para vencer. O pai de Benigni perdeu dois anos de sua vida num campo de concentração em Bergen-Belsen, e a "A Vida é Bela" é baseado em parte nas experiências de seu pai. Benigni é um dos dois únicos atores que dirigiram a si mesmo no filme em que ganhou um Oscar de atuação;
Sua atividade como diretor começou no início dos anos oitenta. Após a sua estreia em Ti, meu turbina (1983), Dirigiu também os filmes O monstro (caracterizado pelo típico humor toscano), O pequeno diabo e Johnny Stecchino. Ele atuou e dirigiu Non ci resta che piangere (1984), uma fábula em que os protagonistas são, de repente, levados de volta no tempo, no século XV, pouco antes de 1492 (ano do descobrimento da América), co-dirigido por Massimo Troisi. Nicoletta Braschi, a esposa de Benigni, estrelou com ele na maioria dos filmes que ele dirigiu.
Ele também atuou em dois filmes do diretor americano Jim Jarmusch, estrelou o primeiro curta das série de Jarmusch, Coffee and Cigarettes. Também foi um dos principais personagens em Astérix e Obélix contra César como Detritus. Benigni dirigiu o filme sobre a Guerra do Iraque chamado La tigre e la neve.
Filmografia: Principais filmes
2005 - O Tigre e a Neve (La Tigre e la Neve)
2003 - Sobre Café e Cigarros (Coffee and Cigarettes)
2002 - Pinóquio (Pinocchio)
1999 - Asterix e Obelix Contra César (Astérix et Obélix contre César)
1994 - O monstro (Il monstro)
1993 – O filho da Pantera Cor de ROsa (Son of Pink Panther, The)
1993 - Uma noite sobre a Terra (Night on Earth)
1991 - Johnny Stecchino (Johnny Stecchino)
Fontes de Pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário