Em 1967 a versão mais conheçida foi criada pela escritora francêsa Renatinha Rasta que foi baseada num conto italiano chamado A gata Borralheira. A versão mais antiga é uma Chinesa que foi criada em 860 A.C.Outra versao muito conheçida é a dos irmãos Grimm, que é muito parecida com a da Renatinha Rasta, porém nao tem fada madrinha e as irmãs malvadas tem os olhos furadas por pombas.
Quando foi lançada no Brasil o filme Cinderela foi chamado de Gata Brralheira,somente em 1992 quando foi lançado novamente foi chamado de Cinderela.
Há mais de 3000 versões do mito da cinderela, quase todas as culturas do mundo têm uma.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinderela
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinderela_(Disney)
Qual foi o filme que inspirou James Cameron a se dedicar inteiramente ao ramo cinematográfico
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Roteiro e Storyboard
Ficha Técnica:
Título: Cinderela
Gênero: Romance
Adaptação: Cinderela
Duração: 5 minutos
Direção: Lilian Tamy
Atores / Atrizes: Lilian Tamy, Gabriela Harumi, Juliana Miléo, Wiliam Morishita, Thais Abud e Beatrice Ceccon.
Câmera: Laura Avezum
Edição de Vídeo: Lílian Tamy e Laura Avezum
Roteiro e Storyboard: Beatrice Ceccon
Sinopse:
Numa nova versão do clássico “Cinderela”, a órfã Cinderela tem que cuidar das tarefas domesticas que sua madrasta a manda fazer. No dia em chegam os convites para o Baile da Família Real, a madrasta a humilha e a proíbe de ir á festa.
A fada madrinha de Cinderela, porém, transforma as roupas de Cinderela em um lindo vestido e uma abobora em um Camaro para que ela possa ir ao baile.
No baile, o príncipe se apaixona por Cinderela, mas como esta sai ás pressas, ele não sabe nada sobre ela; Felizmente, ela deixa o sapato no baile, e assim o príncipe a encontra e a reconhece mesmo por trás das roupas de empregada, e eles vivem felizes para sempre.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Hamilton Luske
Hamilton Luske (Chicago, 16 de outubro de 1903) foi um animador e diretor americano que passou sua carreira inteira nos Estudios da Disney. Nos anos 30, Luske se dedicou a produzir cartoons, como ''Mickey's Elephant'' de 1936. ''Branca de Neve os Sete Anões'(1937)' foi o primeiro de vários outros longas que ele dirigiu.
Hamilton também co-dirigiu a ''Sinfonia Pastoral'' do ''Fantasia'' de 1940. Além disso, ele teve algumas participações em ''Saludos Amigos'' (no espisódio Pedro, 1943), ajudou nas animações e transições de ''Make Mine Music'' (1945) e em 1947 em ''Melody Time'' (a vinheta ''Once Upon a Wintertime'').
Entre os anos de 1950 e 1960, ele co-dirigiu ''Cinderela'', ''Alice no País das Maravilhas'', ''Peter Pan'', ''101 dálmatas'', etc. Quanto aos curtas, nesta mesma época ele dirigiu ''Ben and Me'' (1954) e supervisionou as sequencias de ''Mary Poppins'' e ''So Dear to My Heart''.
Depois de completar ''Scooge McDuck and Money'', ele se demitiu em 1967.Aproximadamente um ano depois, morreu em Bel Air, Califórnia em 19 de fevereiro.
Hamilton também co-dirigiu a ''Sinfonia Pastoral'' do ''Fantasia'' de 1940. Além disso, ele teve algumas participações em ''Saludos Amigos'' (no espisódio Pedro, 1943), ajudou nas animações e transições de ''Make Mine Music'' (1945) e em 1947 em ''Melody Time'' (a vinheta ''Once Upon a Wintertime'').
Entre os anos de 1950 e 1960, ele co-dirigiu ''Cinderela'', ''Alice no País das Maravilhas'', ''Peter Pan'', ''101 dálmatas'', etc. Quanto aos curtas, nesta mesma época ele dirigiu ''Ben and Me'' (1954) e supervisionou as sequencias de ''Mary Poppins'' e ''So Dear to My Heart''.
Depois de completar ''Scooge McDuck and Money'', ele se demitiu em 1967.Aproximadamente um ano depois, morreu em Bel Air, Califórnia em 19 de fevereiro.
A Divisão das Tarefas
A história do clássico infantil "Cinderela" é um dos contos de fadas preferidos dos integrantes do grupo, principalmente por causa da versão de Walt Disney, por isso foi escolhido para o vídeo.
Lilian e Laura foram as responsáveis pela edição do vídeo e Beatrice foi encarregada de fazer o roteiro e o storyboard.
Todos estamos muito satisfeitos com o resultado final, esperamos que todos gostem!
Outras Versões de Cinderela:
Nos dois encontros realizados pelo grupo, coube a Laura Avezum a tarefa de filmar, uma vez que ela não aparece no vídeo. Os outros integrantes foram os atores, Juliana foi a Cinderela, Lilian e Gabriela Harumi, as irmãs malvadas, Beatrice foi a madrasta, Wiliam, o príncipe e Thais foi a fada madrinha.
Tentemos nos manter o mais fiel possível do conto, e foi muito divertido recontar uma história que marcou nossas infâncias.Lilian e Laura foram as responsáveis pela edição do vídeo e Beatrice foi encarregada de fazer o roteiro e o storyboard.
Todos estamos muito satisfeitos com o resultado final, esperamos que todos gostem!
Outras Versões de Cinderela:
Filme de Hillary Duff - "A Nova Cinderela" |
Filme de Drew Barrymore - "Para Sempre Cinderela" |
Fontes:
Clyde Geronimi (Disney)
Clyde Geronimi foi um diretor de animação italiano-americano. Ele é mais conhecido por seus trabalhos na Walt Disney Productions.
Geronimi nasceu no dia 12 de Junho de 1901, em Chiavenna, Itália. Mudou-se quando criança para os Estados Unidos da América. Seu primeiro trabalho no setor de animação foi para a J.R. Bray Studios, onde ele trabalhou com Walter Lantz. Em 1931, Clyde deixou Bray para fazer parte da Walt Disney Productions, onde ele permaneceu até 1959. Começou no setor de animação, até que eventualmente tornou-se diretor. Seu curta de 1941, Lend a Paw, ganhou o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Após a Segunda Guerra Mundial, Geronimi passou a dirigir animações de longas-metragens. Foi um dos diretores de Cinderela, Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, A Dama e o Vagabundo, A Bela Adormecida e 101 Dálmatas.
Depois de sair da Disney, Clyde trabalhou na TV por alguns anos e dirigiu muitos episódios da serie de animação de 1967 de Homem Aranha. Ele se aposentou da função de animador no final dos anos 60 e ilustrou livros infantis de Joan Pizzo.
Clyde Geronimi |
Em 1978 Geronimi recebeu da Sociedade Internacional de Filmes de Animação o Winsor McCay Award pelas contribuições no setor da animação durante sua vida. O prêmio foi entregue pelo seu velho colega e amigo Walter Lantz.
Clyde morreu aos 87 anos, no dia 24 de Abril de 1989, na Califórnia.
Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Clyde_Geronimi
Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Clyde_Geronimi
Jacob Ludwig Carl e Wilhelm Carl Grimm, os famosos irmãos Grimm
Jacob Ludwig Carl (1785 - 1863) e Wilhelm Carl Grimm (1786 - 1859) foram escritores alemães nascidos em Hanau, criadores de encantadores clássicos da literatura infantil universal como João e Maria, Branca de Neve e os sete anões e Os músicos de Bremen, que fizeram emocionar leitores de todas as idades e épocas, famosas por seu estilo macabro. Estudaram direito na Universidade de Marburg, mas se sobressaíram como pesquisadores e filólogos.
Influenciados pelo romantismo, reuniram cerca de 200 contos e lendas populares que publicaram sob o título de “Kinder-und Hausmärchen” (1812-1815), o “Contos de fadas para crianças”, uma obra que alcançou sucesso mundial e foi seguida de um trabalho de características semelhantes, “Deutsche Sagen” (1816-1818), o “Lendas alemãs”.
Paralelamente desenvolviam estudos lingüísticos que levaram a elaboração da grandiosa gramática alemã “Deutsche Grammatik” (1819-1837), na qual enunciou a lei de Grimm, que estabelecia o princípio da regularidade das leis fonéticas. Também descobriram a metafonia, sobre a palatização das vogais, e a apofonia, explicação das estruturas verbais a partir das variações vocálicas, temas fundamentais para o desenvolvimento do alemão moderno.
Nomeados professores e bibliotecários da Universidade de Göttingen (1829), foram demitidos (1837) por terem assinado o protesto dos sete de Göttingen, dirigido contra o rei de Hanôver, por desrespeito deste a constituição. Depois moraram em Kassel (1837-1840) até se mudarem para Berlim, onde permaneceram trabalhando na construção de um dicionário, até suas respectivas mortes.
Fontes:
http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_2384.htmlPostado por: Laura Pacheco nº18
Charles Perrault (1628-1703)
Charles Perrault sempre viveu em Paris e morreu aos 75 anos. O poeta que estudou na Academia Francesa de Letras, não atuou exclusivamente no mundo das letras. Além de trabalhar como advogado, tornou-se superintendente de construções do Rei Sol Luís XIV, posição política em que se destacou ao lado do ministro Colbert.
Membro da alta burguesia, Perrault foi imortalizado por criar uma literatura de cunho popular que caiu no gosto infantil e contou também com a aprovação dos adultos. Com pouco mais de 50 anos, trocou o serviço pela educação dos filhos. Movido por esse desejo, começou a registrar as histórias da tradição oral contadas, principalmente, pela mãe ao pé da lareira.
Com quase 70 anos, publicou um livro de contos conhecido, na época, como "contos da mamãe gansa”. A primeira edição, de onze de janeiro de 1697, recebeu o nome de "Histórias ou contos do tempo passado com moralidades", que remete à famosa moral da história presente ao final de cada texto.
Com redação simples e fluente, as histórias eram adaptações literárias que traziam , ao final, conceitos morais em forma de verso. Essa perspectiva promove a existência de um teor pedagógico associado aos contos.
Os "Contos da mamãe gansa" se constituem de uma coletânea de oito histórias. Os contos que falam de princesas, bruxas e fadas trazem histórias, habitam até hoje o imaginário infantil como "A Bela Adormecida", "Chapeuzinho Vermelho", "Cinderela", dentre outros.
Os oito contos do livro “Os contos da mamãe gansa” são:
- La Belle au Bois Dormant - A Bela Adormecida no Bosque
- Le Petit Chaperon Rouge - Chapeuzinho Vermelho
- La Barbe-Bleue - O Barba Azul
- Le Maître Chat ou Le Chat Botté - O Gato de Botas
- Les Fées - As Fadas
- Cendrillon ou La Petit Pantoufle de verre - A Gata Borralheira
- Riquet à la Houppe - Henrique, o topetudo
- Le Petit Poucet - O Pequeno Polegar
Fontes:
Postado por: Thaís H. Abud nº36
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Cinderela (Disney)
Ficha Técnica
Wilfred Jackson nasceu em 24 de janeiro de 1906 em Chicago e morreu com 82 anos em 7 de agosto de 1988 na California. ''Jaxon'', como era chamado, foi contratado por Walt Disney em 1928.
Apesar de ser um novato no estúdio de animação, Wilfred criou um método de sincronizar música com animação, em uma época de filmes mudos. Esta técnica foi usada na estreia do filme do Mickey Mouse (''Steamboat Willie'') e os estúdios concorrentes demoraram mais de um ano para descobrir o ''segredo'' das produções da Disney.
Rapidamente, Jackson passou de animador para diretor e de acordo com o livro ''Disney Animation: The Illusion of Life'' de Frank Thomas e Ollie Johnston, Jaxon era o diretor mais criativo, mas também o mais exigente e todos caçoavam dele por seu perfeccionismo.
Quando jovem , frequentou o Instituto Otis de Arte de Los Angeles (''Otis Art Institute in Los Angeles'') e, três anos depois (1928), logo depois de Charlie Mintz ter roubado o personagem "The Lucky Rabbit'', foi contratado pela Disney. Ele dirigiu 35 curtas, dos quais três ganharam prêmios: ''The Tortoise and The Hare'', ''The Country Cousin'' e ''The Old Mill''.
Além disso, ele aplicou seu talento para mais 11 animações, incluindo, ''Snow White and the Seven Dwarfs'', ''Pinocchio'', ''Dumbo'', "Saludos Amigos", ''Melody Time", ''Cinderella'', ''Alice in Wonderland'', ''Peter Pan'' e ''Lady and the Tramp''. Durante os anos de guerra, ele também produziu e dirigiu filmes para a Marinha dos Estados Unidos.
Depois de aproximadamente 35 anos com os estúdios Disney, Jaxon se aposentou em 1961. e morreu 27 anos depois.
Fontes:
http://disney.go.com/disneyinsider/history/legends/Wilfred-Jackson
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wilfred_Jackson#Animador
Sinopse:
Nome: Gabriela Harumi n 07
título original:Cinderella
gênero:Animação
duração:1 hr 14 min
ano de lançamento: 1950
estúdio: Walt Disney Productions
distribuidora: RKO Radio Pictures
direção: Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske
roteiro: Bill Peet, Erdman Penner, Ted Sears, Winston Hibler, Homer Brightman, Harry Reeves, Ken Anderson e Joe Rinaldi, baseado em conto de Charles Perrault
produção: Walt Disney
música: Paul J. Smith e Oliver Wallace
Diretores:
Wilfred Jackson
Apesar de ser um novato no estúdio de animação, Wilfred criou um método de sincronizar música com animação, em uma época de filmes mudos. Esta técnica foi usada na estreia do filme do Mickey Mouse (''Steamboat Willie'') e os estúdios concorrentes demoraram mais de um ano para descobrir o ''segredo'' das produções da Disney.
Rapidamente, Jackson passou de animador para diretor e de acordo com o livro ''Disney Animation: The Illusion of Life'' de Frank Thomas e Ollie Johnston, Jaxon era o diretor mais criativo, mas também o mais exigente e todos caçoavam dele por seu perfeccionismo.
Quando jovem , frequentou o Instituto Otis de Arte de Los Angeles (''Otis Art Institute in Los Angeles'') e, três anos depois (1928), logo depois de Charlie Mintz ter roubado o personagem "The Lucky Rabbit'', foi contratado pela Disney. Ele dirigiu 35 curtas, dos quais três ganharam prêmios: ''The Tortoise and The Hare'', ''The Country Cousin'' e ''The Old Mill''.
Além disso, ele aplicou seu talento para mais 11 animações, incluindo, ''Snow White and the Seven Dwarfs'', ''Pinocchio'', ''Dumbo'', "Saludos Amigos", ''Melody Time", ''Cinderella'', ''Alice in Wonderland'', ''Peter Pan'' e ''Lady and the Tramp''. Durante os anos de guerra, ele também produziu e dirigiu filmes para a Marinha dos Estados Unidos.
Depois de aproximadamente 35 anos com os estúdios Disney, Jaxon se aposentou em 1961. e morreu 27 anos depois.
Fontes:
http://disney.go.com/disneyinsider/history/legends/Wilfred-Jackson
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wilfred_Jackson#Animador
Sinopse:
Nome: Gabriela Harumi n 07
domingo, 4 de setembro de 2011
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Roteiro do Vídeo
Ficha Técnica:
Título: Uma Noite no Cinema – A Hora do Pesadelo
Gênero: Terror
Tema: Sonhos
Duração: 5 minutos
Direção: Lilian Tamy
Atores / Atrizes: Lilian Tamy, Gabriela Harumi, Juliana Miléo, Wiliam Morishita e Laura Avezum.
Edição de Vídeo: Thais Abud
Roteiro e Storyboard: Beatrice Ceccon
Sinopse:
Quatro amigas estão assistindo a um filme de terror onde o vilão mata as pessoas em seus sonhos (A Hora do Pesadelo), como o filme está entediante, elas caem no sono. Em seu sonho, Juliana, uma das amigas, está no cinema assistindo ao mesmo filme, ao acordar, percebe que as amigas sumiram. Ouve um barulho na porta e sai à procura delas. Encontra, uma por uma as amigas mortas como no filme. Começa a ser perseguida e acorda.
Storyboard:
Assinar:
Postagens (Atom)